Prêmio Abril & DASA de Inovação Médica
13/09/2020

A Covid-19 mudou o mundo. E é o mote do prêmio em 2020

Premiação será focada em pesquisas e demais iniciativas voltadas ao combate ao coronavírus

A pandemia de Covid-19 representa a mais grave crise de saúde pública das últimas décadas. Além dos profundos impactos sanitários e socioeconômicos, desencadeou transformações em diversos setores e mobilizou o trabalho de profissionais de saúde, cientistas e gestores – seja na linha de frente, seja nos bastidores.

Buscando entender a nova doença e seu agente infeccioso, inclusive para salvar o maior número de cidadãos, milhares de brasileiros dedicaram-se a investigar e propor soluções para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da Covid-19. Algumas descobertas e inovações se deram em tempo recorde.

O Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica chega à sua terceira edição dedicando um olhar sensível ao ecossistema de saúde afetado e recrutado pela pandemia. E é por isso que decidiu focar a premiação 2020 em pesquisas, ações assistenciais e demais iniciativas voltadas à Covid-19. Precisamos reconhecer e reverenciar os médicos e demais profissionais do nosso país que se engajaram nessa luta. Luta que se dá nos prontos-socorros, ambulatórios, UTIs, laboratórios, centros de pesquisa, universidades e no atendimento à distância.

Dessa forma, a comissão organizadora do prêmio altera alguns passos clássicos contemplados nas edições anteriores. Além do foco em Covid-19, teremos um júri técnico e científico único para avaliar os trabalhos submetidos às cinco categorias: Inovação em Prevenção, Inovação em Medicina Diagnóstica, Inovação em Genética, Inovação em Tratamento e Inovação em Medicina Social.

Diferentemente dos outros anos, os jurados determinarão diretamente os vencedores de cada categoria, que serão conhecidos em um evento virtual no início de dezembro de 2020 (data a ser divulgada em nossas redes sociais). Se você participou de algum estudo ou trabalho assistencial voltado ao coronavírus e suas repercussões, mande um e-mail para premioinovacaomedica@gmail.com.

A Covid-19 mexeu com todos nós. Que possamos identificar e aplaudir quem fez diferença nessa história e tem ajudado a poupar e salvar os brasileiros na pandemia.