Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica

Sobre o Prêmio

O que é?

O Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica, com a curadoria de VEJA SAÚDE, busca reconhecer projetos, instituições e profissionais de saúde que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. Queremos descobrir ideias e realizações com potencial inovador capazes de mudar a vida e a saúde dos brasileiros.

Como funciona?

Entre os dias 15 de setembro e 23 de outubro, a premiação recebe a indicação de trabalhos conduzidos, publicados ou liderados por médicos e cientistas brasileiros, contemplando, assim, estudos em fase clínica, testes laboratoriais, projetos educativos e assistenciais, campanhas de prevenção, invenções e dispositivos criados por healthtechs etc.

Os trabalhos já finalizados e com resultados fechados que preencherem os critérios estipulados no regulamento são submetidos a um júri de especialistas. Por meio de suas avaliações definimos um vencedor para cada categoria (Medicina de Precisão e Genômica, Prevenção e Promoção à Saúde, Tecnologias Diagnósticas, Terapias e Tratamentos Inovadores, Medicina Social e Engajamento e Empoderamento do Paciente).

A submissão e a divulgação

Se você é médico ou participa de uma equipe de saúde e tem trabalhos inovadores (em todos os sentidos), mande um e-mail parapremiodeinovacaomedica@abril.com.br.

Os vencedores serão divulgados em um evento presencial em dezembro e por meio de conteúdos da revista e do site de VEJA SAÚDE.

Comissão de jurados

Conheça os jurados desta edição.

Antonio Egidio Nardi

Psiquiatra, professor titular da Faculdade de Medicina - Instituto de Psiquiatria - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências. É coordenador do Laboratório de Pânico e Respiração do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

Veja o currículo Lattes

Carlos Eduardo Barra Couri

Endocrinologista pós-doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (USP), colunista de VEJA SAÚDE e autor do livro O Futuro do Diabetes (Editora Abril).

Veja o currículo Lattes

Margareth Dalcolmo

Pneumologista, é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), membro do Comitê Assessor em Pneumologia do Ministério da Saúde, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, membro titular da Academia Nacional de Medicina.

Veja o currículo Lattes

Gonzalo Vecina

Professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, foi presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 1999 a 2003, atuou como secretário municipal de Saúde de São Paulo e foi CEO do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, de 2007 a 2016. É autor do livro Gestão em Saúde.

Veja o currículo Lattes

Vera Lúcia Gil da Silva Lopes

Médica geneticista, professora titular em Genética Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenadora do Projeto Crânio-Face Brasil e membro titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação.

Veja o currículo Lattes

Andreia Cristina de Melo

Oncologista, chefe da Divisão de Pesquisa Clínica e Desenvolvimento Tecnológico do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e oncologista do Grupo Oncoclínicas.

Veja o currículo Lattes

Leonardo Weissmann

Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo, é médico assistente do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, professor da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/Campus Guarujá) e diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Veja o currículo Lattes

Cristiane Bergerot

Psicóloga, é líder nacional de Especialidades Equipe Multidisciplinar do Grupo Oncoclinicas. Concluiu um fellowship de pesquisa no Departamento de Oncologia Médica do City of Hope Comprehensive Cancer Center, em Duarte, Califórnia (EUA) e há quase 20 anos trabalha com pacientes com câncer, tanto como psicóloga clínica quanto pesquisadora. Atua como chair de Qualidade de Vida em ensaios clínicos em andamento nos Estados Unidos e na Europa.

Veja o currículo Lattes

Rodrigo Dienstmann

Oncologista, é diretor do programa de Medicina de Precisão da Oncoclínicas (São Paulo) e pesquisador do grupo Oncology Data Science no Vall d'Hebron Institute of Oncology (Espanha).

Veja o currículo Lattes

Jussara Otaviano

Enfermeira de Atenção Primária, mestre em Educação em Saúde, é professora em graduação de curso de medicina, terapeuta comunitária, coordenadora do Polo Formador Instituto Afinando Vidas, que realiza parceria com Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo para formação de trabalhadores do SUS, e embaixadora do Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia.

Veja o currículo Lattes

Patricia Prolla

Médica geneticista, é diretora de pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), professora associada do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do núcleo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular na mesma Universidade.

Veja o currículo Lattes

Gustavo Guimarães

Cirurgião oncológico e urologista, professor Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é coordenador geral dos departamentos de cirurgia oncológica na BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Veja o currículo Lattes

Renato Cunha

Médico hematologista, com especialização em Hematologia e Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Ph.D. em Terapia Celular e Biotecnologia pela Universidade de Paris-Diderot (Paris VII, Paris-França), pós-doutorado em Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular pelo National Cancer Institute (ETIB-NCI/NHI) em Bethesda (Estados Unidos). É chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, líder nacional de Terapia Celular do Grupo Oncoclíncas e investigador do Instituto Oncoclínicas.

Veja o currículo Lattes

Clarissa Mathias

Oncologista, com certificação em Medicina interna, oncologia e hematologia pela American Board of Internal Medicine e MBA em gestão em saúde pela Fundação Getulio Vargas, é oncologista clínica no Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), integrante do Grupo Oncoclínicas, e no Hospital Santa Izabel. É chair da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO)

Veja o currículo Lattes

Mauro Fisberg

Pediatra e nutrólogo, é coordenador do Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi – Fundação José Luiz Setúbal – Hospital Infantil Sabará, professor associado do Setor de Medicina do Adolescente do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e chair do Estudo Latino-Americano de Nutrição e Saúde (ELANS).

Veja o currículo Lattes

Bruno Ferrari

Oncologista clínico, fundador e CEO do Grupo Oncoclínicas, do qual também é responsável técnico.

Regulamento

Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica

1. PRÊMIO. Este é um prêmio que busca reconhecer e divulgar os melhores projetos da área médica nos âmbitos da excelência científica, tecnológica, clínica e/ou assistencial. Os trabalhos concorrerão e serão avaliados dentro de 06 (seis) categorias: (I) Medicina de Precisão e Genômica; (II) Prevenção e Promoção à Saúde; (III) Tecnologias Diagnósticas; (IV) Terapias e Tratamentos Inovadores; (V) Medicina Social; e (VI) Engajamento e Empoderamento do Paciente. Podem concorrer trabalhos de todos os domínios e especialidades da medicina e da saúde.

2. ORGANIZADORAS. O Prêmio é organizado pela ABRIL COMUNICAÇÕES S.A., sociedade anônima inscrita perante o CNPJ-MF sob o nº 44.597.052/0001-62, com sede na R. Cerro Corá, 2175 - Vila Romana, São Paulo - SP, 05061-450, no estado de São Paulo, e pelo INSTITUTO ONCOCLINICAS DE ENSINO, PESQUISA E EDUCACAO MEDICA CONTINUADA, sociedade anônima inscrita perante o CNPJ-MF 22.132.100/0001-04, com sede no PR BOTAFOGO – Nº 300 – COMPLEMENTO - SAL 401, Botafogo, 22.250-905, Rio de Janeiro - Rj.

3. PRAZOS. Este PRÊMIO terá início em setembro de 2023 e término em dezembro de 2023, ocasião em que serão divulgados os resultados, e contemplará 3 (três) etapas: (I) período de indicação de participantes pelas ORGANIZADORAS através de curadoria da revista VEJA SAÚDE; (II) período de triagem e análise pelo júri técnico; e (III) eleição dos vencedores por categoria.

3.1. Para as 06 (seis) categorias discriminadas no item 1, as três etapas do PRÊMIO terão início e término conforme o cronograma a ser definido pelas ORGANIZADORAS e publicado no site da premiação e das ORGANIZADORAS.

3.2. Serão indicados ao PRÊMIO projetos da área médica realizados ou publicados por profissionais brasileiros no período de janeiro de 2022 a julho de 2023 em cada uma das 06 (seis) categorias. 

4 . ÁREA DE EXECUÇÃO E PARTICIPAÇÃO. Considerar-se-á o território nacional como a área de execução designada para a promoção e divulgação deste PRÊMIO de modo que poderão ser indicados para participar pessoas físicas – profissionais da medicina e da área da saúde. Serão aceitos projetos com participação de grupos internacionais desde que haja participação de profissionais e instituições brasileiras.

4.1. Em caso de participação de pessoa jurídica, deverá ser indicado um representante legal para eventual recebimento do PRÊMIO.

4.2. É vedada a participação de funcionários(as), colaboradores(as), sócios/acionistas das ORGANIZADORAS.

5. MECÂNICA – INDICAÇÕES

5.1. Na primeira etapa do PRÊMIO, as ORGANIZADORAS pesquisarão e receberão indicações de participantes para as 06 (seis) categorias discriminadas neste Regulamento. Essas indicações, que ocorrerão exclusivamente por via virtual, poderão ser enviadas por diversas fontes, entre elas profissionais de saúde, docentes, pesquisadores, assessorias de imprensa e formadores de opinião da área.

6. MECÂNICA – TRIAGEM

6.1. Após o recebimento das indicações, serão realizadas uma triagem e a avaliação do júri, que analisará a qualidade dos projetos e sua adequação às normas deste edital. O júri técnico-científico, de posse desses trabalhos, os julgará contemplando os critérios abaixo:

  1. a) Inovação e capacidade disruptiva: O projeto se vale de ideias, conceitos e ferramentais novos ou inéditos que se refletem em avanços científicos ou clínicos.
  2. b) Abrangência e aplicabilidade: O projeto permite mudar, hoje ou futuramente, condutas no campo da prevenção, do diagnóstico ou do controle de doenças – potencialmente em diversos contextos e regiões.
  3. c) Impacto e relevância: O projeto apresenta metodologia adequada e resultados satisfatórios do ponto de vista científico, clínico e/ou assistencial.
  4. d) Tecnologia: O projeto cria ou lança mão de expedientes técnicos e tecnológicos que, direta ou indiretamente, beneficiarão o campo médico e a tomada de decisão com os pacientes.

6.2. A triagem das indicações referentes às 06 (seis) categorias será realizada pelas ORGANIZADORAS mediante curadoria de Veja Saúde.

7. MECÂNICA – SELEÇÃO

7.1. Após o encerramento da triagem, terá início a seleção dos vencedores, a ser feita pela votação direta do júri técnico-científico.

7.2. Em caso de empate na votação, as ORGANIZADORAS terão a última palavra e definirão os ganhadores de cada categoria a seu critério.

7.3. Será escolhido 01(um) vencedor por categoria.

8. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1. O resultado deste PRÊMIO será divulgado em evento presencial em dezembro de 2023. A data e o horário da cerimônia de premiação serão anunciados aos vencedores e ao público nas redes sociais e sites das ORGANIZADORAS.

9. PREMIAÇÃO

9.1. O vencedor de cada categoria fará jus a 01 (um) troféu e 01 (um) certificado de vencedor, bem como terá seu projeto divulgado na revista, no site e nas redes sociais de Veja Saúde e da Oncoclínicas a partir de dezembro de 2023.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS.

10.1. Em caso de fraude ou tentativa de fraude comprovada, o participante será automaticamente excluído do PRÊMIO, independentemente do envio de qualquer notificação, e, caso seja o ganhador do PRÊMIO, o prêmio será transferido para o segundo colocado classificado dentro das condições válidas e previstas neste Regulamento. Para efeito desta cláusula, considera-se fraude a participação por meio de cadastramento de informações incorretas ou falsas; a participação de funcionários, terceiros, parentes até segundo grau de funcionários e terceiros, promotores, agentes, afiliados ou outros que possuam relação profissional direta ou indireta com as ORGANIZADORAS; e a realização de quaisquer práticas e/ou condutas que importem em vantagem indevida ao participante frente aos demais.

10.2. Ao participar deste PRÊMIO, nos termos deste Regulamento, seja por meio da indicação dos trabalhos, seja mediante o aceite de tais indicações, os participantes cedem o direito de uso de sua imagem e voz pelo prazo de 12 (doze) meses, bem como os direitos de expor, publicar, reproduzir e/ou armazenar, o que os participantes fazem de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, desde já e de pleno direito, em caráter gratuito e sem qualquer remuneração, ônus ou encargo, podendo referidos direitos serem exercidos por meio de cartazes; filmes e/ou spots; jingles e/ou vinhetas; em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, outdoors, mala-direta e na internet para a ampla divulgação deste Regulamento e/ou de seu desenvolvimento posterior com exclusividade.

10.3. Ao participar deste PRÊMIO, os participantes declaram ser os únicos autores, titulares e/ou detentores dos direitos autorais patrimoniais das obras (artigos, fotografias, projetos etc.) inerentes à sua participação no PRÊMIO e, nesse ato, cedem às ORGANIZADORAS todos os direitos patrimoniais de autor incidentes sobre as obras para uso, fruição, disposição e distribuição pelas ORGANIZADORAS (i) em qualquer evento que seja realizado pelas ORGANIZADORAS para fins de apresentação dos vencedores, (ii) em catálogos do PRÊMIO para distribuição pelas ORGANIZADORAS em eventos por ela promovidos, (iii) para publicação, edição, adaptação, transcrição e divulgação, via qualquer modalidade, meio e natureza, na revista SAÚDE, e (iv) para registro de arquivo dos participantes do PRÊMIO. A omissão de qualquer modalidade ou suporte de uso ou a indicação de qualquer forma de utilização das obras no campo de descrição acima e a indicação da Marca não implicarão limitação do direito de exploração das obras pelas ORGANIZADORAS.

10.4. As autorizações descritas acima não implicam qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de nenhuma quantia por parte das ORGANIZADORAS.

10.5. Os casos omissos e/ou eventuais controvérsias oriundas deste PRÊMIO serão submetidos à Comissão Organizadora para avaliação, sendo suas decisões soberanas e irrecorríveis.

10.6. A simples participação neste PRÊMIO, seja por meio da indicação dos trabalhos, seja mediante o aceite dessas indicações, implica no conhecimento e total aceitação deste regulamento.

10.7. O participante cuja conduta implicar a manipulação dolosa da operação do PRÊMIO ou que violar os termos e condições impostos neste regulamento estará automaticamente desclassificado.

10.8. O participante cuja conduta ou histórico desabone ou contrarie a essência do PRÊMIO, bem como a política das ORGANIZADORAS, será desclassificado. A desclassificação poderá ocorrer em qualquer etapa do PRÊMIO, a exclusivo critério das ORGANIZADORAS.

10.9. Se por qualquer motivo, alheio à vontade e controle das ORGANIZADORAS, não for possível conduzir este PRÊMIO conforme o planejado, poderão as ORGANIZADORAS finalizá-lo antecipadamente mediante aviso aos participantes e ao público. Caso o PRÊMIO tenha seu término antecipado, as ORGANIZADORAS deverão avisar ao público e aos participantes por meio dos mesmos meios utilizados para sua divulgação, explicando as razões que a levaram a tal decisão.

10.10. Dúvidas e informações sobre este PRÊMIO poderão ser esclarecidas por meio do e-mail premiodeinovacaomedica@abril.com.br.

10.11. Fica desde já eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer questões oriundas deste PRÊMIO.